RSS

Louvai a Deus com Danças


Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder!
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza!
Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa!
Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta!
Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes!
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!  Salmos 150

Todo o culto é uma grande festa de celebração, louvor e adoração a Deus. O Senhor tem nos ensinado que devemos adorá-lo com tudo o que temos e com tudo que somos. Quando lemos Salmos 150, apesar de ser curto, temos nele uma completa aula sobre louvor. Nele, podemos aprender sobre a quem louvamos, onde, por que, como e quem pode louvar.

A quem devemos louvar? “Louvai ao SENHOR”; Onde devemos louvar? “em seu santuário” (que são as igrejas) e no “firmamento do seu poder”; Porque devemos louvar? “pelos seus atos poderosos” (louvor) e “conforme a excelência da sua grandeza” (adoração); Como se deve louvar? Ao som da trombeta, com saltério, com harpa, com adufes, COM DANÇAS, com instrumentos de corda, com flautas, com címbalos sonoros e com címbalos retumbantes; e Quem deve louvar e adorar a Deus. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!

Por décadas, a igreja ficou limitada a apenas louvar a Deus com músicas, quando vemos claramente nesse salmo, e em inúmeros textos bíblicos, a ordem de louvá-lo com tudo o que somos e o que temos. Geralmente pensamos muito sobre os instrumentos. É correto pensar assim, mas aqui também inclui o nosso corpo. Os movimentos de nosso corpo geram a dança, que é movimento ritmado.

Também não poderíamos deixar de lembrar que a dança é um poderoso ato profético, pois com ela guerreamos (Josué 6), celebramos, ministramos cura (João 5:4), festejamos (Lucas 15.25), louvamos (2º Samuel 6.14-16) e adoramos (Êxodo 15.20). A dança é a força do nosso corpo expressar hinos, orações, canções e a Palavra. Ela nos leva a louvar e adorar intensamente a Deus com todo nosso ser. A equipe de danças deve estar principalmente empenhada em anunciar a glória e a excelência de Deus e a apresentar as boas novas do evangelho.

Hoje temos diversos testemunhos de pessoas, que literalmente se converteram através da dança, e sabemos que existem pessoas que talvez nunca conseguiriam evangelizar com palavras, mas fazem através da dança com muita excelência e amor. Também temos inúmeros testemunhos de pessoas que foram curadas, pessoas que foram libertas, que foram transformadas, que foram levadas a um nível maior de adoração, tudo isso através da dança.

Por isso não podemos nos privar de louvar e adorar ao Senhor através desse lindo e poderoso ato profético que é a dança. Quer seja no santuário, nas praças, nos teatros, e em todo lugar, e a toda a hora, dancemos e celebremos ao que vive e reina para sempre.

0 comentários:

Postar um comentário